Peste Negra
Em 1347, a chamada peste negra - que recebeu este nome por provocar o aparecimento de bolhas escuras sobre a pele - chegou à Europa. Calcula-se que, em apenas dois anos, a epidemia exterminou um terço da população do continente, estimada em 100 milhões de habitantes. Construía-se assim um dos mais sombrios acontecimentos da Idade Média.
O que foi exatamente a peste negra ?
No princípio, bolhas escuras surgiam sobre a pele, principalmente nas coxas e axilas; a febre ardente se instalava rapidamente; os pulmões eram afetados em seguida; e, muitas vezes, o doente estava morto em menos de 36 horas.
Qual foi a área afetada pela doença ?
A peste negra atingiu grande parte da Ásia Central e Europa. Mas havia estranhas anomalias: partes da Boêmia e da Itália, que tinham densa população, foram pouco afetados, ao mesmo tempo em que até as menores comunidades na Groenlândia ( na época, província da Dinamarca ) sofreram terrivelmente.
Para o homem medieval, de onde vinha a peste ?
Epidemiologistas modernos acreditam que a praga surgiu na Ásia Central e, então, espalhou-se ao longo das rotas comerciais existentes, principalmente por meio de ratos em porões de navios. Na época da pandemia, porém, especulava-se a possibilidade de transmissão proposital: era comum a ideia de que a doença havia surgido na Ásia e fora levada para a Europa como uma espécie de arma biológica.
A que as pessoas atribuíam as causas da epidemia ?
Em uma época em que a religião tinha grande influência na vida da população, as proporções da catástrofe sugeriam causas sobrenaturais, que iam desde o alinhamento de planetas hostis, até a decepção de Deus com a humanidade. E havia ainda a tendência humana de culpar outras pessoas: além daqueles que acusavam os asiáticos de um ataque biológico, havia quem acreditasse que os rios e poços da Europa haviam sido envenenados pelos judeus. Em algumas áreas, como no sul da Alemanha e Áustria, isso resultou num selvagem massacre organizado - por sinal, muito pouco documentado.
Como a população reagiu à onda da peste ?
´´Sera o fim dos tempos ?``, muitos se perguntavam. Uma avalanche de movimentos apocalípticos apareceu. Os flagelantes, por exemplo, vagavam por campos e cidades, golpeando a si mesmos, como símbolo de arrependimento. Esses grupos de penitentes causaram considerável alarde e foram denunciados como hereges pelo Papa Clemente VI, em 1349. A maioria da população, no entanto, reagiu sem atitudes extremistas.
Quais foram as principais consequências ?
A peste deixou um legado de insegurança. Repetidas eclosões da doença continuaram a acontecer até a metade do século 17.
A peste negra transformou a sociedade medieval ?
Sim, mas não foi o único agente transformador. A fome provocada por mudanças climáticas provavelmente matou a mesma quantidade de pessoas, se não mais, no século 14. O confinamento já havia começado a fazer com que áreas rurais fossem despovoadas, e a eclosão de revoltas era apenas uma questão de tempo. A praga adicionou apenas mais um elemento catastrófico em um mundo que já estava passando por uma mudança. radical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário