Qabalah
A  Qabalah é geralmente considerada uma doutrina  mística da religião judaica. Na realidade, ela  é mais do que isso: seu pensamento, extremamente rico, não se enquadra num  sistema filosófico ou religioso, não tem nada de dogmático.
De  acordo com a tradição judaica, historicamente a Qabalah teria surgido da  seguinte forma: "Moisés recebeu (Kibel:deste  termo deriva kabalah ou Qabalah) a Tora (o  Ensinamento, a Lei) sobre o Monte Sinai; ele  transmitiu( ou-messara) a Josué, que por sua vez a remeteu aos profetas e estes  últimos a transmitiram aos membros da Grande Sinagoga.
A  Qabalah, entretanto, segundo os estudiosos, entre  estes Alexandre Safran (La Cabale - Ed. Payothéque),  ultrapassa, em antiguidade, a Revelação Judaica. Ela remonta aos tempos  pré-históricos. Moisés a teria introduzido na história de Israel. A Qabalah  transpôs os limites de uma mística religiosa, para ser mais bem compreendida  como uma tradição esotérica.
O  OCULTISMO é o estudo do espirito e da matéria, de DEUS e da humanidade, das  origens e do Destino. É a verdadeira ciência da vida. Não há nenhum dogma no  ocultismo, mas há um certo número de hipóteses, como em qualquer ciência. Os  OCULTISTAS, julgam que " nada existe sem um propósito" ; eles argumentam que  deve haver um " PLANO SUPERIOR' para a criação e  evolução do Universo, que abrange as  galáxias e os sistemas solares, os sóis e os planetas, os átomos e as plantas,  os animais e toda a humanidade. 
Dentro deste PLANO SUPERIOR estão os incontáveis PLANOS SECUNDARIOS de toda a Criação, cada qual entrelaçado  e inter-relacionado num todo orgânico.
Todo  o ocultista, conhece as Leis de Hermes  Trismegisto, ou Leis Herméticas.  São estas Leis que foram encontradas escritas nas famosas tábuas esmeraldinas,  nas Pirâmides do Egito, e nada mais são do que leis que atualmente a física  tradicional somente confirma. Elas explicam as regras que regem toda a criação, e são os preceitos que auxiliam  todo o ocultista no caminho da Verdade.
Uma  dessas Leis é a LEI DO KARMA, ou Lei de Causa e Efeito. Assim diz o Caibalion "Toda Causa tem seu  Efeito; todo Efeito tem sua Causa; todas  as coisas acontecem de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a  uma Lei não reconhecida; existem muitos planos de causalidade, mas nada escapa à  Lei" * Toda a ação física, ou ação mental (pensamento), retorna ao seu ponto de  origem, como um bumerangue. A evolução  prossegue sempre sob esta lei, e a experiência física (a re-encarnação) é apenas uma pequena parte dela.
Para  entendermos este principio de evolução , esta Lei que rege todo o Mundo visível e invisível, é que devemos estudar o que os  judeus chamam de 'Cabala" ou a "ARVORE DA VIDA" ou KABALAH  (QABALAH).
Na  tradição ocultista ocidental usamos um glifo, (que nada mais é que um  conjunto de símbolos) representativos desta  Árvore, e seu estudo prático, a meditação em  seus símbolos e também o trabalho oculto prático (magia) proporciona ao estudante compreensão sobre esta Lei,  e todas as outras Leis Herméticas (Caibalion*).
Muitos destes símbolos usados são  Arquétipos, isto é, "conjuntos de símbolos" que foram definidos  pelo psicólogo alemão Gustav Jung, como sendo a fonte que a nossa mente utiliza  para chegar a uma definição, e que é comum a todo o gênero humano. Estes  arquétipos são atemporais, e remontam à mais antiga memória da humanidade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário